A nossa história

A nossa história

Uma das mais antigas propriedades da região do Douro

Em 1614, Frei Luís Álvares de Távora aceita o título de fundador do Colégio de S. Lourenço, dos Jesuítas, no Porto, e tem de entregar um dote de fundação. Neste dote estava incluída a Quinta da Vacaria, que Gaspar de Sousa, entretanto, lhe oferecera.

1616

A sua história tem sido contada a partir de 1616, ano em que é incorporada no património da Companhia de Jesus. Contudo, a origem será muito anterior, sendo certa a data de aquisição, em 1613, pelo preço de 2.000 ducados, por Gaspar de Sousa, que, à época, era o Governador-geral do Brasil. Esta compra é feita através do seu irmão, o Bailio de Leça, D. Frei Luís Álvares de Távora, que também era muito conhecedor do mercado dos vinhos. Sabe-se que a produção anual da quinta foi superior a 70 pipas de vinho, o que indicia uma exploração prévia à aquisição por Gaspar de Sousa.

A partir de 1616, a Quinta da Vacaria foi incorporada no património do Colégio de S. Lourenço, sendo unicamente obrigada ao pagamento de um foro à local Comenda de Poiares, que pertencia à Ordem de Malta. Pelos arquivos dos Jesuítas, sabe-se que, originalmente, Frei Luís Álvares de Távora construiu uma casa com cinco salas, no piso superior e com três lagares e duas adegas, no inferior.

1760

Cerca de 150 anos depois, da memória descritiva da Quinta fazem parte vinhas, oliveiras, montes, ribeiras, azenhas, uma casa e adega, lagares de vinho e azeite, cardanho para os trabalhadores e, próximo deste, uma capela da invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso, com retábulo dourado.

Junto à estrada do Douro contava ainda com uma casa que servia de armazém de sal e outras de recolha dos barqueiros. Tendo sido comprada em duas parcelas - a Quinta do Corgo e a Quinta da Vacaria - nesta altura, a propriedade estava já unificada sob o mesmo nome, apesar de ser dividida pela estrada pública, que ligava a Granja ao rio Douro.

2021

A abertura do Hotel da Quinta da Vacaria é um marco importante na história desta propriedade secular. Ao longo dos seus mais de 400 anos de existência, a Quinta da Vacaria tem sido testemunha de momentos históricos e evoluções significativas. Com a inauguração do hotel, a Quinta abre as suas portas para receber visitantes de todo o mundo, permitindo-lhes desfrutar da sua beleza natural, da riqueza da sua história e da excelência dos seus vinhos.

Ao aliar a tradição à modernidade, o Hotel da Quinta da Vacaria oferece uma experiência única, onde o conforto e o requinte se conjugam com a autenticidade de um legado secular. Esta nova etapa representa um importante passo na valorização e preservação deste património, garantindo que a Quinta da Vacaria continue a ser um local de referência, não apenas para a produção de vinhos, mas também para a hospitalidade e o turismo de excelência na região do Douro.

Vinha
Vinha

Vinha

Tradição e natureza em plena harmonia

As nossas técnicas de cultivo e estratégias de gestão da vinha criam um ambiente equilibrado, sustentável e diversificado, preservando a qualidade dos nossos vinhos.

Reservar
Loading...